Blogroll

Última atualização sabando de 16 março de 2013 ás 10:40

Pages

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Arch Linux e as outras distribuições

                                                              Arch

Aloha meus queridos pinguins. Mais um artigo com a qualidade MeuPinguim sobre aquela que se não é a melhor distro do universo, é uma das. ArchLinux. Ou seria Arch Linux? Pouco importa. Falaremos nesse texto sobre algumas das diferenças entre o Arch e as mais famosas distros do mercado Linux. Para quem não conhece o Arch, leia tudo e quem sabe, você não experimenta, não é mesmo?

Gentoo

Tanto o Arch Linux como o Gentoo Linux são rolling release. Tornam os pacotes disponíveis para a distribuição pouco tempo depois de serem liberados. Tanto o Gentoo como o Arch incluem apenas um sistema base em sua instalação e ambos são considerados altamente personalizáveis. Usuários do Gentoo geralmente se sentem bastante confortáveis ​​com a maioria dos aspectos do Arch.

Slackware

O Slackware e o Arch são bastante semelhantes pois ambos são distribuições focadas em elegância e minimalismo. Arch Linux fornece muitos milhares de pacotes binários dentro de seus repositórios oficiais enquanto os repositórios oficiais do Slackware são mais modestos. O Arch oferece o Arch Build System e também o AUR, uma coleção muito grande de PKGBUILDs oferecida pelos usuários. O Slackware oferece um esquema semelhante, o sistema slackbuilds.org que é um repositório semi-oficial de Slackbuilds, que são análogas às PKGBUILDs do Arch. Os usuários do Slackware geralmente ficam bastante confortáveis com a maioria dos aspectos do Arch.

Debian

O Debian é um projeto muito maior em comunidade, dispõe de testes, é estável e tem ramos instáveis​​ que oferece mais de 20.000 pacotes binários. O número disponível de pacotes binários no Arch é mais modesto. No entanto, quando incluímos o AUR, as quantidades são equivalentes. O Debian tem uma posição mais veemente quanto o uso do software livre. O Arch é mais tolerante. A abordagem do Debian se concentra mais na estabilidade e testes rigorosos. O Arch é mais focado na filosofia da simplicidade, minimalismo e software de ponta.

Fedora

O Fedora é desenvolvido pela comunidade mas corporativamente apoiado pela Red Hat, e tem continuamente sido uma das distribuições mais populares até hoje. Os pacotes do Fedora migram para o RHEL e alguns são adotados por outras distribuições. O Arch não serve como um ramo de testes para outra distribuição. Os pacotes do Fedora são RPMs e usam o gerenciador de pacotes YUM com uma ferramenta gráfica também disponível. O Arch usa o PACMAN para gerenciar os pacotes tar simples e não apoia oficialmente uma interface gráfica. Tanto as do Arch como as comunidades do Fedora são fortemente encorajadas a contribuir para o desenvolvimento dos projetos.

Ubuntu

O Ubuntu é a mais popular distribuição. Baseada no Debian e comercialmente patrocinada pela Canonical. Enquanto que o Arch é um sistema desenvolvido de forma independente e construído do zero, ou seja, sem se basear em outra distro. Ambos os projetos têm objetivos muito diferentes e são direcionados a uma base de usuários diferente. O Arch é projetado para usuários que desejam uma abordagem do-it-yourself enquanto que o Ubuntu oferece um sistema autoconfigurado que se destina a ser uma distribuição para todos. O Arch é muito mais minimalista, confiando pesadamente no usuário para personalizá-lo quanto às suas próprias necessidades específicas. A comunidade do Arch é muito menor e é fortemente encorajada a ser pró-ativa. Uma grande porcentagem contribui para a distribuição. Em contraste, a comunidade do Ubuntu é muito grande e tem uma porcentagem muito maior de usuários que não contribuem ativamente para o desenvolvimento, empacotamento ou manutenção do repositório.

0 comentários:

Postar um comentário